Você já refletiu qual a percepção de valor que o cliente identifica na sua marca?
Trabalhar a relação entre custo x beneficio não se trata apenas de vender um produto caro, com um logo bonito e diversas promessas de qualidade e inovação.
Oferecer valor é algo que vai além de apenas um item ou serviço necessário. Essa é uma prática que está associada a percepção e experiência positiva que o cliente enxerga. Ele passa a entender que o que você vende é essencial, ou muito útil, para o seu objetivo, de vida ou do momento. É desenvolver o branding a tal ponto que a marca se torna um pilar no mercado, com “clientes fãs”, fidelizados, que defendem a empresa ou que simplesmente a respeitam e recomendam.
Portanto, além de fatores econômicos, a percepção de valor é baseada em:
– Alinhamento do produto com uma boa experiência de compra.
– Como a marca se relaciona com os interesses e estilo de vida do cliente.
– Alinhamento dos princípios e os objetivos da empresa com os do consumidor.
Todos esses fatores transmitem segurança e a certeza de que suas expectativas serão atingidas!
Que tal conhecer 5 dicas para aumentar a percepção de valor do seu produto ou marca de forma simples? Confira mais sobre o assunto e a diferença que ele pode fazer nos seus resultados!
1. Investir na qualidade
Uma das formas mais simples de se sobressair é investir na qualidade do seu produto ou serviço. Faça testes e valide o seu resultado para ter certeza de que atende à demanda dos usuários com as características que eles esperam.
É fundamental aprofundar a experiência do uso, antecipando objeções e oferecendo soluções prévias para possíveis dores que os clientes venham a ter.
2. Oferecer uma experiência com o produto ou serviço
A experiência do cliente é um termo-chave para descrever os esforços das companhias e empresas modernas no mundo digital.
Essa é uma tendência extremamente importante. O cliente não deseja mais apenas usar um produto/serviço, ele busca fazer isso da melhor forma possível, sem estresse, dores de cabeça e fatores inconvenientes. O consumidor quer que sua vida seja melhorada por conta dessa aquisição.
Por isso, a necessidade de criar experiências e oferecer algo mais, como: uma surpresa, narrativa, sonho ou até uma questão mais abrangente. É vender maior segurança, agilidade e conforto, ou seja, aspectos imateriais e imensuráveis.
3. Assistência e pós-venda
O consumidor considera a experiência de entrega como parte de seus custos — que vão além dos preços e que envolvem, também, o desgaste emocional em uma relação comercial.
Cumpra os prazos acordados, atenda de forma excelente o cliente que está esperando pelo item ou serviço, eliminando problemas e possíveis estresses. Seja transparente e mantenha o cliente informado sobre sua compra, antes durante e depois da transação.
4. Alinhar a marca aos valores do cliente
Entrando no tema de branding, é essencial adaptar sua marca e seus produtos a realidade dos consumidores, como eles usam o item, para o que, onde e porque.
Em muitas situações, é preciso se alinhar aos princípios do cliente, por exemplo, quando a empresa percebe que os seus consumidores valorizam bastante as organizações socialmente engajadas. Nesse caso, é necessário trabalhar com foco em propósitos sociais, de modo a melhorar a imagem e a reputação e, por conseguinte, o valor agregado em cada produto.
5 – Compartilhar seu sucesso
A “prova social” é um dos fatores fundamentais para aumentar a percepção de valor da sua marca. Para isso, é essencial compartilhar trabalhos anteriores de sucesso, depoimentos de clientes e até premiações.
Sua marca precisa melhorar a percepção de valor para seus clientes? O time da Digitalvista está pronto para te auxiliar!
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