O funil de vendas (ou pipeline) é um modelo estratégico que evidencia a jornada do cliente, desde o primeiro contato com a empresa até a concretização da venda, ou além dela.
Em certos mercados e negócios, a compra não é algo tão simples, ocorrendo por diversas etapas e momentos, desde a pesquisa pelo item, o reconhecimento e a solução de problemas, a comparação com concorrentes, até a compra propriamente dita.
A análise do funil de vendas vai muito além de acompanhar clientes ou monitorar o tráfego de anúncios e páginas. Se trata de descobrir os reais motivos que levam os seus consumidores a optarem (ou não) pela sua empresa. Como eles chegam até você? O que eles pesquisam sobre a sua solução? Quais dúvidas têm no momento da compra?
Entender toda essa jornada torna possível otimizar e adaptar cada etapa, criando clientes felizes com a experiência de compra, deixando boas avaliações online, promovendo para um amigo, familiar ou se tornando um cliente regular.
Conheça um pouco mais sobre as 3 etapas do funil de vendas:
Topo do funil — O aprendizado e a descoberta
Até aqui o cliente era indiferente à sua empresa e seu propósito. Isso é, o problema que você queria resolver ou a necessidade que é sanada com seu produto ou serviço.
No entanto, após o primeiro contato com você, ele compreende a existência dessa demanda, estudando e entendendo sobre ela.
Este é o momento de se colocar como especialista, fornecendo materiais que ajudem seu visitante a diagnosticar o problema e compreendê-lo por completo, assim qualquer dúvida que ele tenha sobre o assunto, você será sua primeira opção!
– Converta o cliente com e-books, guias e dicas ricas e bem estruturadas.
– Seja o especialista, quem soluciona e entende tudo.
– Dê a possibilidade do cliente também fazer parte deste mundo.
– Dê a possibilidade do cliente também fazer parte deste mundo.
Meio do funil — O reconhecimento do problema e a consideração de solução
O visitante já leu bastante sobre o assunto e admitiu que realmente tem uma demanda. Agora, ele busca pelas melhores maneiras de saná-la.
Nesta etapa, já lidamos com leads, pessoas que interagiram com o seu conteúdo e forneceram seus dados básicos, em troca de um arquivo, livro, manual, etc.
– Seja sincero: diga exatamente o que é o produto, quando é necessário e as diversas alternativas de compra.
– Qualifique-o: consiga mais dados sobre o cliente e conheça o que ele busca, seu grau de conhecimento, entre diversas outras informações valiosas para a venda.
– Crie confiança: busque ajudar, não vender a todo custo!
Fundo do funil — A decisão de compra
O lead entendeu que tem um problema que não consegue resolver sozinho. Seguindo os passos do funil de vendas, neste momento sua empresa já é vista como referência de mercado nos olhos deste espectador.
É a hora de dar o último empurrão e mostrar que sua empresa é sim a melhor parceira para sua empreitada.
- Um importante momento para apresentar depoimentos, cases de sucesso e seus resultados.
– Um dos pontos principais nesta etapa é o atendimento de qualidade, seja qual for o canal de comunicação.
– O pós-venda é tão importante quanto a venda propriamente dita: ele serve para fidelizar o cliente, transformando-o em um fã da marca.
Com o funil de vendas, temos muito mais controle e previsão em cada ação da empresa. Além da quantificação de cada etapa do funil, é possível comparar resultados, promover melhorias em cada etapa e prever metas possíveis para cada setor envolvido.
Junto disso, cada venda é acompanhada em tempo real, com um atendimento personalizado para cada cliente em potencial, não só otimizando gastos, mas também aumentando a produtividade, a gestão e a qualidade dos serviços e produtos oferecidos, visto que o cliente está cada vez mais próximo da equipe da empresa.
Que tal conhecer as nossas soluções para o seu negócio? Entre em contato e veja a diferença que um funil de vendas pode fazer nos resultados da sua empresa!