Quem sua marca quer alcançar e se comunicar? Para quem você produz conteúdo online? Ou melhor, quem é a sua persona? Você entenderá melhor como tirar essas dúvidas no segundo episódio da nossa série Pilares da Marca de Sucesso!

Toda estratégia de marketing é direcionada aos clientes, mas como produzir o layout do site, a identidade de uma marca ou um post de blog interessante pensando em um grupo tão grande e variado de possíveis clientes?

Diferente do público-alvo, a persona concentra as principais características, dores e hábitos dos clientes. Isso ajuda a criar uma identidade única e bem definida, dando abertura para o desenvolvimento de estratégias mais específicas, ao contrário do foco em grupos genéricos.

Público – alvo:

Homens e mulheres de 30 a 50 anos;

Trabalham em um órgão público;

Buscam sempre se aprimorar conforme as leis e legislações.

Persona:

Jake Peralta;

40 anos;

Casado;

Fã de filmes de ação;

Trabalha com segurança pública.

A persona é a representação do clientes ideal de um negócio, baseada em dados de clientes reais, como comportamento, dados demográficos, desafios e objetivos, servindo como uma ferramenta muito útil na segmentação de mercado.

Com o inbound marketing e o marketing de conteúdo, as personas se tornaram uma das principais ferramentas de planejamento para as marcas que centram suas estratégias no consumidor, sendo sua criação capaz de auxiliar equipes e empresas na hora de:

- Detalhar o conhecimento sobre o seu target

Definir seu público-alvo é o primeiro passo para descobrir com quem sua marca precisa se comunicar. Aprofundar esse conhecimento só é possível com personas.

Em uma campanha para motoristas de aplicativo por exemplo, sabemos que eles têm carros e vivem dirigindo, mas quais os seus objetivos? Ele trabalha todo dia ou é só um bico adicional? Criar uma persona é ir além do perfil geral e entender todas as peculiaridades do seu público.

– Entender o valor do seu produto para o público

A persona busca descrever a rotina de uma pessoa com foco em dores, dúvidas, necessidades e desejos, assim como sua relação com as propostas e valores da empresa.

Por exemplo, a dor comum do motorista de aplicativo é manter seu automóvel em bom estado, oferecer um seguro automobilístico ou câmeras veiculares podem ser de grande valor para curar ou sanar exatamente esta preocupação, definindo valor para o seu serviço aos olhos do cliente em potencial.

– Para definir os melhores canais de comunicação com sua audiência

É possível definir e entender quais canais o público mais usa para se informar, falar com amigos e interagir com novas marcas e produtos, seja em jornais, redes sociais, por outdoors ou na televisão.

– Definir a linguagem, o tom de voz da marca e as melhores pautas para o seu conteúdo digital

Muito além de conhecer seu público, é importante entender como ele fala e sobre o que ele gosta de falar. Um dos pontos mais importantes é criar conteúdo relevante para sua audiência, que será lembrado e compartilhado com amigos e conhecidos.

– Otimizar a experiência de compra e atendimento

Entendendo com quem, por onde e como se comunicar com seu público, é possível otimizar e melhorar cada vez mais a experiência de compra e atendimento oferecida aos clientes, seja facilitando em um ponto de constante dificuldade, melhorando um serviço ou adaptando um produto para as necessidades de quem o compra.

Como criar sua persona?

Construir uma ou mais personas se trata mais de um processo do que uma tarefa, conhecer e entender seus clientes e definir como representá-los envolve um estudo aprofundado de pesquisas, análises de dados e muito brainstorming!

É essencial seguir estes quatro passos:

Que tal contar com uma equipe expert em entender, analisar e criar a persona ideal para o planejamento da sua empresa? Conheça o time Digitalvista, estamos prontos para fazer a sua jornada no marketing muito mais fácil e acessível.

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