Quem sua marca quer alcançar e se comunicar? Para quem você produz conteúdo online? Ou melhor, quem é a sua persona? Você entenderá melhor como tirar essas dúvidas no segundo episódio da nossa série Pilares da Marca de Sucesso!
Toda estratégia de marketing é direcionada aos clientes, mas como produzir o layout do site, a identidade de uma marca ou um post de blog interessante pensando em um grupo tão grande e variado de possíveis clientes?
Diferente do público-alvo, a persona concentra as principais características, dores e hábitos dos clientes. Isso ajuda a criar uma identidade única e bem definida, dando abertura para o desenvolvimento de estratégias mais específicas, ao contrário do foco em grupos genéricos.
Público – alvo:
Homens e mulheres de 30 a 50 anos;
Trabalham em um órgão público;
Buscam sempre se aprimorar conforme as leis e legislações.
Persona:
Jake Peralta;
40 anos;
Casado;
Fã de filmes de ação;
Trabalha com segurança pública.
A persona é a representação do clientes ideal de um negócio, baseada em dados de clientes reais, como comportamento, dados demográficos, desafios e objetivos, servindo como uma ferramenta muito útil na segmentação de mercado.
Com o inbound marketing e o marketing de conteúdo, as personas se tornaram uma das principais ferramentas de planejamento para as marcas que centram suas estratégias no consumidor, sendo sua criação capaz de auxiliar equipes e empresas na hora de:
- Detalhar o conhecimento sobre o seu target
Definir seu público-alvo é o primeiro passo para descobrir com quem sua marca precisa se comunicar. Aprofundar esse conhecimento só é possível com personas.
Em uma campanha para motoristas de aplicativo por exemplo, sabemos que eles têm carros e vivem dirigindo, mas quais os seus objetivos? Ele trabalha todo dia ou é só um bico adicional? Criar uma persona é ir além do perfil geral e entender todas as peculiaridades do seu público.
– Entender o valor do seu produto para o público
A persona busca descrever a rotina de uma pessoa com foco em dores, dúvidas, necessidades e desejos, assim como sua relação com as propostas e valores da empresa.
Por exemplo, a dor comum do motorista de aplicativo é manter seu automóvel em bom estado, oferecer um seguro automobilístico ou câmeras veiculares podem ser de grande valor para curar ou sanar exatamente esta preocupação, definindo valor para o seu serviço aos olhos do cliente em potencial.
– Para definir os melhores canais de comunicação com sua audiência
É possível definir e entender quais canais o público mais usa para se informar, falar com amigos e interagir com novas marcas e produtos, seja em jornais, redes sociais, por outdoors ou na televisão.
– Definir a linguagem, o tom de voz da marca e as melhores pautas para o seu conteúdo digital
Muito além de conhecer seu público, é importante entender como ele fala e sobre o que ele gosta de falar. Um dos pontos mais importantes é criar conteúdo relevante para sua audiência, que será lembrado e compartilhado com amigos e conhecidos.
– Otimizar a experiência de compra e atendimento
Entendendo com quem, por onde e como se comunicar com seu público, é possível otimizar e melhorar cada vez mais a experiência de compra e atendimento oferecida aos clientes, seja facilitando em um ponto de constante dificuldade, melhorando um serviço ou adaptando um produto para as necessidades de quem o compra.
Como criar sua persona?
Construir uma ou mais personas se trata mais de um processo do que uma tarefa, conhecer e entender seus clientes e definir como representá-los envolve um estudo aprofundado de pesquisas, análises de dados e muito brainstorming!
É essencial seguir estes quatro passos:
- Coletar os dados de clientes, seguidores e leads
- Realizar pesquisas de mercado e entrevistas com clientes novos e antigos
- Analisar os dados coletados em relação aos objetivos da empresa
- Estruturar e compartilhar a persona com a equipe.
Que tal contar com uma equipe expert em entender, analisar e criar a persona ideal para o planejamento da sua empresa? Conheça o time Digitalvista, estamos prontos para fazer a sua jornada no marketing muito mais fácil e acessível.
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