Hoje, temos mais um episódio da nossa série Pilares da Marca de Sucesso e, dessa vez, falamos sobre a importância do público-alvo na estratégia da sua empresa.

Conhecer quem compra e consome seu produto é extremamente necessário na hora de fortalecer sua marca. Afinal, se você não sabe para quem oferecer seus produtos e serviços, como você vai se comunicar efetivamente com essa parcela da população?

Tenha em mente que quem fala com todo mundo, não fala com ninguém! 
Estratégias e campanhas de marketing não são mais desenvolvidas para atingir um público em massa, mas apenas um grupo com perfil semelhante.

Público-alvo nada mais é do que um grupo com pontos em comum e de acordo com pesquisas, dados, estudos e resultados, fazem parte de um coletivo que é muito mais propenso a consumir o que sua empresa oferece!

Para identificar o target da sua empresa, é necessário fazer pesquisas e análises de mercado com base em 4 principais variáveis:
– Geográfica
– Demográfica
– Psicográfica
– Comportamental

Veja os exemplos:

Público-alvo: Seinfeld

Público-alvo: Brooklyn 99

Quanto mais pesquisas são feitas e mais dados são coletados, maiores chances você terá de conquistar este indivíduo e construir um relacionamento entre cliente e marca. Além disso, irá melhorar a comunicação da sua empresa, que com um bom público-alvo definido pode:


Essa segmentação é essencial na hora de investir na comunicação da empresa, no design da sua marca e dos seus produtos e, é claro, na tomada de decisões e possíveis investimentos que possam ser realizados em busca de mais exposição e vendas.

Por se tratar de um medidor mais abrangente e muitas vezes genérico, juntamente do público-alvo deve contar com a criação de uma persona, isso é, a criação de um perfil do cliente ideal, trazendo uma descrição aprofundada e que será o tema do mês que vem na série Pilares da Marca de Sucesso.

Além de ser necessário entender o seu negócio, para definir sua audiência é preciso um estudo de marca, público e análise de dados. Sendo feita de forma correta, essa análise pode diminuir custos na comunicação, melhorar seus produtos e serviços de acordo com as necessidades da audiência. Esse benefícios ajudam a solucionar problemas e impedimentos e, é claro, melhorar ainda mais os seus resultados.

Conte com a equipe Digitalvista para entender cada ponto, problema e oportunidade que a sua marca oferece. Entender e otimizar a comunicação de empresas está no DNA dos nossos profissionais!

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Fique ligado! No próximo episódio da série Pilares da Marca de Sucesso, vamos falar sobre persona, qual a sua importância e a diferença em relação ao público-alvo, não perca!

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