Entender como sua empresa é vista pelos seus clientes, fornecedores e potenciais consumidores é essencial ao trabalhar a comunicação da sua marca, montar estratégias eficientes e diminuir erros e falhas, tanto ao se comunicar quanto ao investir de forma eficiente.

É aí que entra o diagnóstico de marca, sendo um verdadeiro raio-x geral da organização. Esse estudo analisa a imagem que ela passa, seu público-alvo, os principais concorrentes, possíveis oportunidades e problemas, além dos estigmas que possam ser associados à sua comunicação.

Com este estudo aprofundado, é possível apontar os caminhos exatos para solucionar problemas e crises, perceber oportunidades e chances com mais facilidade. A partir disso, a marca obtém a empatia dos seus clientes, que se identificam com a forma que você produz a sua comunicação, seus serviços e produtos.

Confira os principais pontos que um diagnóstico de marca pode evidenciar:

Entender quem são seus clientes atuais e futuros

Ao analisar dados, realizar pesquisas, além de muita indagação e brainstorming, é possível definir quem realmente é seu público-alvo, as personas que consomem o que sua empresa oferece e as oportunidades que a marca tem ou terá no seu mercado.

Pontos fortes e vulnerabilidades

Entender os grandes diferenciais da sua empresa em relação aos concorrentes pode ser um divisor de águas no momento da venda ou na sua comunicação. Aliado a este ponto, temos também as vulnerabilidades e problemas que a sua entrega pode ter, seja no atendimento, no design ou na ideia fundamental do produto, que pode ser otimizado cada vez mais de acordo com o diagnóstico de marca.

A realidade da sua marca no mercado

Como o público realmente vê sua marca? Qual o valor atrelado ao seu produto e como ele se diferencia? Como ele chega às mãos do cliente? Com quem você compete e quais desafios precisam ser superados para se livrar de estigmas, preconceitos ou opiniões formadas em torno da sua empresa? Essas são perguntas essenciais para avaliar a sua realidade.

Neste ponto, é necessária uma autoavaliação sincera, definindo de forma realista o verdadeiro cenário no qual sua marca se encontra e como superar cada uma destas barreiras.

O resultado do diagnóstico de marcas é muito simples: ele te ajuda a solidificar sua marca no mercado, ser lembrada pelos consumidores pelos seus diferenciais e peculiaridades, mantendo sua empresa competitiva e capaz de melhorar cada vez mais!

Que tal conhecer a fundo como sua marca é vista por quem realmente importa, os seus clientes?

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